domingo, 19 de julho de 2009

INDISCIPLINA O QUE FAZER?


A cada bimestre é solicitado aos professores que atuam na escola na qual trabalho, os fatores que interferiram no ensino e na aprendizagem das crianças. O aspecto mais citado no 2º bimestre foi a INDISCIPLINA. Diante desta informação procurei pesquisar e buscar alternativas que ajudassem os professores a suprirem com este fator. Já havia definido com o grupo no início do ano letivo que nos primeiros dias de aula era importante criar junto com a turma o contrato pedagógico e que após escrito em cartaz todos os alunos deveriam assinar. No entanto, não bastaria simplesmente colocar o cartaz na parede e esquecê-lo, era preciso que toda vez que alguma regra do contrato fosse desrespeitada, retomasse o contrato e dialogasse com as crianças. O fato é que todos construíram os contratos, mas esqueceram de retomá-lo. È evidente que não existe também uma receita pronta para superar esta problemática, mas acredito que o professor deve sempre conversar e ouvir os
alunos. Com estas atitudes, o professor vai ganhar o respeito destes. E este é uma porta aberta para, através do diálogo com os estudantes, buscar soluções adequadas para melhorar as aula
s e assim sanar com a indisciplina gradativamente.

Um comentário:

  1. amiga, amei o seu blog, acho eu que toda a sociedade, nao só nós, devemos ler e refletir sobre os temas abordados, os primeiros para refletir sobre o nosso papel, perante a sociedade, e o segundo, para revermos a nossa propria pratica pedagogica. Parabens continue sendo essa pessoa maravilhosa, que é!!! abraços

    ResponderExcluir